Aumenta a procura por trabalho doméstico

O Brasil esta passando por dificuldades, a economia não esta caminhando bem, e o desemprego aumenta a cada dia que passa. Diante da crise econômica, trabalhadores de diversas categorias estão perdendo seus empregos, estão sendo demitidos sem justa causa. Após o recebimento das verbas rescisórias, recebimento do FGTS  acrescido da multa de 40%( quarenta por cento) seguro-desemprego,alguns trabalhadores  estão encontrando dificuldades para retornar ao trabalho, de conseguir uma nova contratação na mesma função.

Diante das dificuldades em recolocação no mercado de trabalho, trabalhadores estão retornando ao trabalho doméstico, principalmente as mulheres.

Segundo informações, pesquisas, o número de trabalhadores domésticos aumentou em 5,2% no trimestre, ou seja setembro/outubro e novembro de 2015, em comparação com com o mesmo período no ano anterior. De 6 milhões no mesmo período em 2014 para 6,2 milhões em 2015.

Segundo o IBGE no período de setembro e novembro de 2015 aproximadamente 228 mil trabalhadores entrarem no categoria de trabalhadores domésticos.

O número de pessoas à procura de emprego doméstico tem aumentado profundamente no Brasil. Mas de acordo com as pesquisas a média salarial desta categoria tem reduzido, em comparação com os anos anteriores.

 

www.domesticocidadao.com.br

 

 

www.domesticocidadao.com.br


Aumenta a procura por trabalho doméstico
Classificar

Autor: Doméstico Cidadão
José Carlos do Nascimento, brasileiro, casado, pastor,teólogo, assistente Jurídico, Jornalista,blogueiro, com formação em arbitragem e mediação trabalhista,Perícia Judicial e Assistência Técnica, fundador e presidente da Ong Instituto Brasil Doméstico Cidadão ( Ibradoc), criador dos sites: www.ibradoc.org.br ,www.domesticocidadao.com.br e www.direitostrabalhistas.netJosé Carlos do Nascimento, nasceu na cidade de Álvares Machado - Estado de São Paulo, filho de uma costureira, pai desconhecido, foi criado até os 6 anos de idade pela mãe, depois pela avó materna, dois tios e duas tias.A maioria das mulheres da família exerceram a função de empregadas domésticas, para ajudar no sustento da família.José Carlos durante a sua infância exerceu diversas atividades, desde os 8 anos de idade, como trabalhador rural (popularmente chamado de boia fria ) nas colheitas de amendoim, algodão, plantio de mudas de café. Trabalhou também como pedreiro, carpinteiro, empregado doméstico, departamento pessoal e RH de empresas e escritórios. Nascimento foi Secretário Parlamentar, Presidente de Sindicato, milita em movimentos sociais, como Igualdade Racial, Direitos Humanos e Movimento Sindical, é casado e pai de 4 filhos e dois netos.

Deixe um comentário