De que forma o empregador doméstico deve proceder para conferir os dados (documentos ) do trabalhador doméstico, saber se estão corretos antes de cadastra-los no e social?

O empregador doméstico deve acessar o portal: www.esocial.gov.br e verificar no itém “consulta qualificação cadastral”se os dados do empregado doméstico estão corretos, informando o nome correto e completo do empregado doméstico, data de nascimento, número do CPF e o número de identificação social , como NIS ( NIT /PIS/PASEP )

Ao fazer a “Consulta Qualificação Cadastral ” faz a validação inicial na base do CPF, conferindo nome e data de nascimento. Após a validação do CPF, a aplicação consulta a base do cadastro nacional de informações sociais.- CNIS, validando o nome, NIS, CPF e a data de nascimento e o resultado é em forma de mensagem, que pode ser de sucesso ou de orientações, sobre o erro identificado e qual orgão procederá à atualização.

Caso o resultado seja de sucesso, o empregador doméstico (usuário) vai fazer o cadastro do empregado doméstico.

Se as orientações for sobre erro identificado, o empregador doméstico ( usuário) deve fazer a devida correção antes de cadastrar o trabalhador doméstico no e Social.

O trabalhador doméstico pode ligar no telefone 135 e solicitar a inclusão do CPF no CNIS para efeito de qualificação cadastral no e Social.

A regularização pode ser realizada pelo empregador que possui certificado digital, utilizando os serviços de cadastramento do NIS disponível na Conectividade Social (em lote ou online). Acesse o site: https://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/paginas/default.aspx.

Regularize seu empregado doméstico

Receba toda documentação pronta da sua empregada doméstica e 100% atualizado com a nova legislação.

De que forma o empregador doméstico deve proceder para conferir os dados (documentos ) do trabalhador doméstico, saber se estão corretos antes de cadastra-los no e social?
5 (100%) 4 votos
Autor: Doméstico Cidadão
José Carlos do Nascimento, brasileiro, casado, pastor,teólogo, assistente Jurídico, Jornalista,blogueiro, com formação em arbitragem e mediação trabalhista,Perícia Judicial e Assistência Técnica, fundador e presidente da Ong Instituto Brasil Doméstico Cidadão ( Ibradoc), criador dos sites: www.ibradoc.org.br ,www.domesticocidadao.com.br e www.direitostrabalhistas.netJosé Carlos do Nascimento, nasceu na cidade de Álvares Machado - Estado de São Paulo, filho de uma costureira, pai desconhecido, foi criado até os 6 anos de idade pela mãe, depois pela avó materna, dois tios e duas tias.A maioria das mulheres da família exerceram a função de empregadas domésticas, para ajudar no sustento da família.José Carlos durante a sua infância exerceu diversas atividades, desde os 8 anos de idade, como trabalhador rural (popularmente chamado de boia fria ) nas colheitas de amendoim, algodão, plantio de mudas de café. Trabalhou também como pedreiro, carpinteiro, empregado doméstico, departamento pessoal e RH de empresas e escritórios. Nascimento foi Secretário Parlamentar, Presidente de Sindicato, milita em movimentos sociais, como Igualdade Racial, Direitos Humanos e Movimento Sindical, é casado e pai de 4 filhos e dois netos.