Onde consultar tempo de contribuição INSS?

Atualmente para se aposentar tanto para os homens como para as mulheres as regras são as seguintes;

Aposentadoria por tempo de contribuição, tempo mínimo de contribuição ao INSS 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens sem idade mínima.

Aposentadoria por idade, para as mulheres 60 anos de idade, para os homens 65 anos, e o tempo mínimo de contribuição ao INSS deve ser de de 15 anos.

O governo Temer pretende aprovar a reforma da previdência social na Câmara Federal e no Senado Federal, com esta reforma o Presidente quer mudar as exigências para que todos os trabalhadores possam aposentar, mas ainda esta em discussão, é uma matéria polêmica,mas percebe-se que existe a pretensão por parte do governo de aumentar a idade para o segurado ter direito a aposentadoria e o tempo de contribuição.

O que quer dizer CNIS ?

CNIS significa cadastro nacional de informações sociais.

Atualmente se você trabalhador doméstico, pretende consultar o recolhimento do INSS, emitir extrato, saber como esta sua situação diante da previdência social, quanto tempo falta para aposentar etc, acesse servicos.inss.gov.br

o trabalhador doméstico ou qualquer outro trabalhador de outra categoria pode constatar falhas, equívocos no seu cadastro do INSS, através da Internet, e as referidas falhas, erros, equívocos devem serem corrigidos imediatamente, evitando transtornos no momento de solicitar benefícios como pedido de aposentadoria, auxílio-doença, acidente etc.

Quais seriam as falhas no cadastro ? Nome errado da mãe do trabalhador, nome errado no trabalhador, segurado, sobrenome do trabalhador, divergências na documentação pessoal do assegurado, como CPF por exemplo.

Existe uma previsão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ) que a partir do mês de agosto de 2017 os segurados, o(a) empregado(a) doméstico (a)poderão ter informações, saber de forma simples, sem burocracia, o tempo total de contribuição, facilitando informações sobre aposentadoria, como pedi-la etc.

A referida consulta será realizada no site meu INSS (www.servicos.inss.gov.br). O referido site já é usados atualmente para consultar o CNIS – cadastro nacional de informações cadastrais.

O site meu inss segundo informações , mostrara a partir de agosto deste ano, quantos anos, meses e dias de contribuição ( contribuição do INSS pago), a soma, o total,que o trabalhador, segurado tem de contribuição.

O trabalhador, segurado deverá conferir, verificar se todos os períodos trabalhados estão constando, se não esta faltando nada, se não existe falhas, comparando o que escrito no CNIS – cadastro nacional de informações sociais e a CTPS – carteira de trabalho e previdência social do empregado.
Conforme o INSS se houver diferença entre o CNIS e carteira de trabalho, o trabalhador doméstico, a empregada doméstica, o segurado do INSS poderá incluir períodos trabalhados com vinculo empregatício que não constam no cadastro.

Segundo informações a nova ferramenta não vai demonstrar ao trabalhador, ao segurado do INSS a quantidade de tempo, anos que faltam para ter o direito de pedir a aposentadoria, o próprio trabalhador, alguém do departamento pessoal, advogado terá que fazer os referidos cálculos.

Atualmente para saber o tempo total de contribuições, pode se utilizar o simulador que esta no site da previdência ou fazer a contagem de tempo manualmente. Neste caso o empregado tem que digitar todas as datas de admissão e demissão dos respectivos empregos, em que trabalhou.

Para entrar em contato com a previdência social, fazer agendamento ligue 135.